Imersão Natural- FLONA Tapajós

foto:Isabel Arruda no conjunto de Samaúmas, Atração denominada de "Paredão".

26.05.17 Nossa aventura se iniciou na sexta feira logo cedo. O plano era levar a Isabel, nossa hóspede e ter uma imersão Natural.
Nosso destino, a Floresta Nacional do Tapajós-Flona- em Belterra PA.Uma grande área de preservação ambiental com área de 549.066,87 hectares e 160  km de praia, fica próximo a alter do chão, nosso ponto de partida.
Uma viajem de 4 horas a bordo do nosso barco a motor e muita espectativa na bagagem.
O roteiro foi definido com duas paradas, a primeira em Pindobal a famosa praia de Belterra e a segunda próximo a Praia de Aramanaí.
Com o sol em um belo céu azul, demos início a nossa jornada ao encontro das grandes samaumas centenárias da floresta Amazônica.

Pindobal tem águas claras, morna e quiosques beirando o rio que completam o cenário paradisíaco.

Um mergulho e de volta a bordo, retomamos nosso caminho.

A quase três horas de viajem outra parada em uma das mais belas praias de Belterra.

A Praia de Aramanaí se apresenta com areia branca e água cristalina, mais ao fundo o rio mostra seu azul esplêndido, gaivotas sobrevoam  as águas do gigante Tapajós, que mede 18 km de extensão.
As vezes é difícil acreditar que é um rio e não o mar a nossa frente.
Alguns minutos para apreciar toda a beleza, nos refrescar e outra vez, vamos nós!!
Cada vez mais próximo...

E logo nos deparamos com uma mudança na vegetação. Nesse período em que estamos - final de maio - o rio ainda está muito alto devido as chuvas do inverno amazônico que agora termina. Muitas árvores se vê apenas a copa.
Agora entramos no igapó da Comunidade São Domingos.

Igapó Comunidade São Domingos

Equipe EccoMuna ;)

Canoa dos Comunitários

Sobre a FLONA-A população tradicional residente se divide em 23 comunidades, sendo todas situadas na margem direita do Rio Tapajós. Estima-se um número superior a 1.000 famílias moradoras na FLONA, correspondendo aproximadamente a 5.000 pessoas. A grande maioria das famílias já viviam na área antes da criação da Flona e tem entre suas principais atividades estão a pesca, caça e a agricultura familiar.

Chegando a margem do igapó somos presenteados com a visão de grandiosas árvores e sentimos a presença da floresta, o sentimento é de deslumbramento.

Alí encontramos nosso amigo Luís, comunitário e guia da flona. Um senhor alegre e conversador, sempre com um sorriso no rosto e uma história para contar, seja sobre as plantas e seus usos medicinais/curativos ou sobre as lendas místicas que fazem parte da cultura indígena e cabocla.
Seu Luis é também proprietário junto com sua esposa, dona Lúcia, do Redário Tarzan na Floresta.
Um lugar simples e aconchegante que fica ao lado da entrada da flona.
Seguimos para lá depois dos cumprimentos felizes da chegada a casa de um bom amigo.

Refeitório

Redário, local onde dormimos duas noites tranquila.

Rafael e Seu Luís

Nos esperavam para o almoço, comida caseira e tradicional feitas pelas mãos da dona Lúcia, sorriso tímido e bom coração nos oferece a refeição que parece ter feito com satisfação. Tudo servido com a pimenta no tucupi e farinha de mandioca.
Um almoço bem tradicional das comunidades ribeirinhas.

Depois um descanso na rede,ninguém aqui é de ferro, pelo contrário, gostamos mesmo é de ser um ser na floresta, respeitando nossos ritmos e ouvimos nosso corpo que pedia um descanso.
Assim que o ânimo voltou nos sentamos para aquele dedinho de prosa boa, cheia de histórias, ensinamentos, uma mistura de lendas e mitos do universo étnico tapajônico.

As crianças correndo pelo quintal entre risos, brincadeiras e com as mãos cheias de Ingá tirados do pé no quintal, cara lambusada e alegria define os quatro pequenos. Brian e Isis nossos filhos e  os  pequenos Rafael e sua prima irmã Graziele. Rafa e Grazi, Brian e Isis são  pés no chão e risada solta a toda hora.

A Noite chega, seu luiz nos convida para um passeio de canoa noturno.

Uma noite tranquila, calma, fomos ver como é o igapó a noite. E se tivesse sorte, ver algum animal noturno.

Passeando entre as árvores grandiosas, Seu Luis nos apresenta a formiga repelente,segundo ele as Taxizeiras e diz que o cheiro que exalam espanta mosquito. O formigueiro é incrível e enorme.
Seu Luís e o Formigueiro de +- 1metro na arvore de Taxí.

Seguindo encontramos grandes bromélias, grandes árvores, introspecção e silêncio na escuridão.

Bromélia Gigante

Quando chegamos ao tapajós, se abre sobre nós, com  todo o esplendor o céu que só tem em lugares com pouquíssima iluminação artificial.
 Um céu repleto de estrelas, que não caberia em uma foto... Fica na lembrança como um dos céus mais estrelado que ví nessa vida!

Voltamos satisfeitas para o redário e depois da merenda, como dizem aqui, é hora de dormir. Amanhã faremos a trilha Selva do Curupira, um circuito de 14 km, 4 horas de floresta com um dos guias da flona.

Acordamos cedinho,tomamos nosso café da manhã e saimos junto com nosso guia para a trilha.
Oque vimos foi Floresta de beleza Exuberante.
Caminhada longa porém recompensadora.
Observamos plantas, árvores, ouvimos canto de pássaros, observamos macacos, as casinhas das cigarras. Mas as árvores centenárias são a grande atração da caminhada.

Tudo absolutamente incrível!!!

Confira as fotos, aqui a máxima " uma imagem vale mais que mil palavras",se faz verdadeira!

Voltamos cansados mas felizes, o almoço nos esperava. Agora relaxar, dar um mergulho mais tarde na praia com as crianças e ver o por do sol. Na manhã seguinte voltamos pata Alter do Chão. Nosso pedacinho de Paraíso que chamamos de casa :)

Contatos:

www.icmbio.gov.br/flonatapajos

Trilha Selva do Curupira 14 km circuito 5 horas nivel médio difícil
Com guia
Registro na portaria paga uma taxa para ser acompanhado pelo guia local.